
Marta Menezes é uma das pianistas portuguesas mais destacadas da sua geração. Os seus recitais exploram o diálogo entre tradição e originalidade, através de propostas que realçam a nuance, a subtileza e a sensibilidade musical características da sua interpretação. O repertório cuidadosamente escolhido, que evidencia uma afinidade com Beethoven, vai do barroco à actualidade, e integra com frequência obras de compositores menos conhecidos, muitos deles portugueses.
Os seus compromissos para a temporada de 2023/24 incluem a sua estreia como solista com a Sinfonietta de Lisboa e com a Orquestra Clássica da Madeira, com as quais irá interpretar obras de W. A. Mozart e F. Lopes-Graça.
Marta apresenta-se regularmente em concertos a solo, em música de câmara e com orquestra. Das suas colaborações recentes destacam-se os concertos com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Nacional de Espanha, Orquesta de València, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Sinfónica de Thomar e Orquestra Sem Fronteiras. Trabalhou com maestros como Pedro Neves, Nuno Coelho, Jaime Martín, Karel Mark Chichon, Pedro Amaral, Jan Wierzba, Rui Pinheiro e Martim Sousa Tavares. Em recital, tem-se apresentado em auditórios e festivais por todo o mundo, como o National Centre for the Performing Arts (Pequim), St. Martin-in-the-Fields (Londres), XIII Festiwal Urodzinowy Fryderyka Chopina (Varsóvia), Festival Internacional de Música de Marvão e Centro Cultural de Belém (Lisboa).
Marta tem um papel activo na divulgação da música portuguesa, através da programação regular deste repertório nos seus concertos e da encomenda e estreia de obras de compositores contemporâneos. Dos projectos que criou recentemente, destaca-se "5 Encores para Beethoven" (2020), no qual apresentou os 5 Concertos para Piano do compositor e fez a estreia absoluta de 5 encores aos Concertos, encomendados a compositores da sua geração. Na passada temporada fez a estreia mundial do Concerto para Piano de Tiago Derriça, que lhe é dedicado.
Marta fez a licenciatura e mestrado em piano na Escola Superior de Música de Lisboa com Miguel Henriques, tendo também trabalhado com Jorge Moyano. Terminou o seu Mestrado com classificação máxima. Prosseguiu os seus estudos em Londres, no Royal College of Music, com Dmitri Alexeev, e, mais tarde, nos Estados Unidos, com Arnaldo Cohen, sendo doutorada pela Universidade de Indiana – Jacobs School of Music.
Ao longo do seu percurso ganhou vários prémios e distinções, dos quais se destacam o 1º lugar no Concurso Beethoven no Royal College of Music, no Concurso Internacional de Piano de Nice Côte D'Azur, a Medalha de Prata de Valor e Distinção pelo seu percurso enquanto pianista, atribuída pelo Instituto Politécnico de Lisboa, e a Medalha de Prata nos Global Music Awards (Estados Unidos) pelo seu CD com obras de Beethoven e Lopes-Graça, nas categorias de Piano Clássico e Artista Emergente.
Marta Menezes reside actualmente em Madrid, Espanha.