Vencedora do 1º Prémio no Concurso Beethoven no Royal College of Music (Londres, 2013) e no Concurso Internacional de Piano de Nice Côte D'Azur "Simone Delbert-Février" (2013), Marta Menezes conta ainda com outros prémios em concursos internacionais em Portugal, Espanha e França.

Apresenta-se regularmente em recital, a solo e em música de câmara, tendo actuado em diversos países na Europa, em Cabo Verde e nos Estados Unidos. Das temporadas mais recentes, destacam-se os seus recitais na Chopin Society of Connecticut (EUA), em St Martin-in-the-Fields (Londres), no Centro Cultural de Belém (Lisboa), Festival Internacional de Música de Gaia . Em 2017, Marta apresentou-se pela primeira vez na China, numa série de oito concertos em seis diferentes cidades, que terminou com dois concertos de lotação esgotada em Pequim.

 

Como solista, apresentou-se com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orchestre Régional de Cannes, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, Camerata MusArt, Camerata Amicis, e a Student Orchestra da Jacobs School of Music (Universidade de Indiana), sob a direcção dos maestros Pedro Neves, Nicolas Simon, Nikolay Lalov, Vasco Azevedo, Gareguin Aratiounian, Carlos Silva e Louis Lohraseb.


Marta tem um papel activo na divulgação da música portuguesa em Portugal e no estrangeiro. Fez a estreia de várias obras de compositores portugueses contemporâneos e desenvolveu um projecto a dois pianos e piano a quatro mãos com a pianista Inês Andrade, com apresentações em Portugal, em Cabo Verde e na Suíça. Em 2017, apresentou uma série de recitais com o barítono Bruno Sandes, com um repertório exclusivamente português e brasileiro. No presente ano, apresenta uma série de recitais de homenagem a Vianna da Motta, em Portugal e no estrangeiro, nos 150 anos do nascimento do compositor. 


Marta recebeu em 2014 a "Medalha de Prata de Valor e Distinção" pelo seu percurso enquanto pianista, atribuída pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Em 2015 editou o seu primeiro CD com obras de L. v. Beethoven e F. Lopes-Graça, com o apoio da Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA), que recebeu o prémio Global Music Award nos EUA: Silver Medal - Outstanding Achievement nas categorias de classical piano e emerging artist, tendo sido também eleito "fan favorite".

Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música Jaime Chavinha em Minde, com Gabriela Capaz, tendo estudado mais tarde com Paulo Pacheco.  Fez a sua Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do pianista Miguel Henriques. Prosseguiu os seus estudos no Mestrado em Música na mesma instituição, sob a orientação de Miguel Henriques e Jorge Moyano, onde concluiu o curso com a classificação máxima. Terminou em 2013 o seu segundo mestrado - Master of Performance - no Royal College of Music (Londres) com distinção, na classe do pianista Dmitri Alexeev, tendo estudado previamente com Andrew Ball.

Enquanto doutoranda na Universidade de Indiana – Jacobs School of Music, nos Estados Unidos, trabalhou com o pianista Arnaldo Cohen. Encontra-se de momento a residir em Portugal e a preparar o seu trabalho final de Doutoramento, intitulado “Obras para Piano e Orquestra de Compositores Portugueses”.

  • Facebook App Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Classic
  • LinkedIn Social Icon

Marta Menezes - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Marta Menezes - All rights reserved | Privacy Policy