Homenagem a Vianna da Motta (2018)

 

No ano em que se comemoram os 150 anos do nascimento e os 70 anos da morte de José Vianna da Motta, Marta Menezes apresenta-nos um recital de homenagem a uma das figuras mais importantes da música erudita em Portugal. Um dos últimos discípulos de F. Liszt, Vianna da Motta apresentou-se em diversas salas de concertos em todo o mundo. Para além de pianista, foi professor, compositor, crítico musical e autor de diversos artigos sobre técnica e interpretação pianística.

 

Neste recital, Marta Menezes interpretará obras de alguns dos compositores aos quais Vianna da Motta ficou associado como sendo um excelente intérprete – Beethoven, Chopin e Liszt – bem como obras do próprio compositor.

(projecto apoiado pela rádio Antena 2 e pela AVA Musical Editions) + info

Das Terras d'Além-mar

 

"A minha pátria é a língua portuguesa", escreve Fernando Pessoa.  É esse o ponto de partida deste recital, que nos transporta numa viagem entre poetas e músicos de Portugal e do Brasil, de diferentes épocas, de diferentes cidades, de diferentes culturas, mas que partilham a riqueza que é a nossa língua. 

O barítono brasileiro Bruno Sandes e a pianista portuguesa Marta Menezes, apresentam este projecto numa tournée em Portugal em 2017, partilhando a herança que lhes é comum, e levando além-mar a arte, a história e  a tradição dos dois países irmãos. 

O programa inclui obras de compositores Portugueses e Brasileiros, e um ciclo inédito do compositor português Tiago Derriça, encomendado pelo duo.

(Photo Jorge Carmona - Antena 2)

Duo Pianíssimo - Música Portuguesa para Dois Pianos

e Piano a Quatro Mãos

 

O projecto “Música Portuguesa para Dois Pianos” surgiu da vontade das pianistas Marta Menezes e Inês Andrade de divulgar a música de câmara portuguesa para esta formação, bem como de se promoverem como intérpretes, trabalhando em conjunto no repertório do seu país.

Este projecto é inovador pela sua singularidade e a sua importância reside no facto de terem sido encontrados manuscritos de peças que foram tocadas apenas na sua estreia, outras de cuja execução não há registo, e partituras muito recentemente editadas e que ainda não são conhecidas do público e profissionais da área. Por outro lado, o projeto já chamou a atenção de compositores contemporâneos que, por verem um grupo disponível para interpretar as suas obras, decidiram escrever para esta formação. 

www.duopianissimo.com

Marta Menezes - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Marta Menezes - All rights reserved | Privacy Policy